Je Suis Charlie

07-01-15

Somos todos Charlie Hebdo: editores árabes e internacionais unidos em defesa da liberdade de expressão*

Genebra, 7 de janeiro 2015

O ataque assassino à revista satírica francesa é, na verdade, um ataque aos valores comuns aos editores.

A comunidade editorial global está chocada com o acontecimento brutal de hoje, contra a revista francesa Charlie Hebdo, no qual o editor-chefe Stéphane Charbonnier e os cartunistas Jean Cabut, Bernard Verlhac e George Wolinski estavam dentre as doze pessoas mortas.

Assem Shalaby, presidente da Associação de Editores Árabes, condenou: “este ataque perverso é contrário aos princípios do Islã e à mensagem de seu profeta.”

“Este é um horrível crime cometido contra a humanidade, a liberdade de expressão, o Islã e os muçulmanos”, disse Ibrahim El Moallem, presidente da Dar El Shorouk, a maior editora de livros árabe. “É um ataque contra a civilização”.

Presidente da IPA – International Publishers Association e da Bloomsbury, Richard Charkin, disse que “o ataque à Charlie Hebdo é um ataque aos valores fundamentais dos editores: a liberdade de expressão, a liberdade de publicar e o direito de criticar e polemizar. A IPA apela a todos os editores, autores, jornalistas e cartunistas que estejam juntos a defender esses valores. Somos todos Charlie Hebdo”.

Vincent Montagne, presidente da Associação dos Editores Franceses SNE, disse que “estamos profundamente chocados com o ataque assassino de hoje contra os autores, jornalistas e cartunistas. Barbárie e fanatismo não terão a palavra final”.

Ola Wallin, presidente do Comitê da Liberdade para Publicar do IPA, disse que “o assassinato de hoje em Paris é um crime contra toda a indústria editorial. Os trabalhadores da Charlie Hebdo sacrificaram suas vidas pela liberdade de expressão”.

O secretário-geral da IPA, Jens Bammel, disse que “não devemos permitir que as minorias radicais manchem a mensagem de todas as grandes religiões: de paz, compaixão, amor e respeito. Os sentimentos do mundo editorial estão com as vítimas de hoje e suas famílias.”

Nota aos Editores: A IPA – International Publishers Association é a federação internacional de associações de editores nacionais, representando todos os aspectos de publicação de livros e revistas de todo o mundo. A IPA é uma associação da indústria, com uma premissa de direitos humanos. Ela luta contra a censura e promove direitos autorais, alfabetização e liberdade de publicar, em todo o mundo.

http://www.internationalpublishers.org

*texto em tradução livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s