O Cheiro do Livro

O cheiro de um livro antigo é muito peculiar,  tão peculiar que um grupo de cientistas da University College London liderado pelo Dr. Matija Strlic fizeram um estudo para compreender esse cheiro. Nas palavras do Dr. Srtlic o cheiro de um livro velho é “A combination of grassy notes with a tang of acids and a hint of vanilla over an underlying mustiness“.

Como a matéria prima do papel é orgânica, com o passar do tempo, o material se decompõe e libera no ar os chamados compostos orgânicos voláteis, juntamente com a cola utilizada na encadernação e a tinta usada na impressão, esses compostos voláteis “criam” o aroma de livro velho.

Abaixo uma explicação mais química sobre o cheiro do livro:

O que mais chama atenção é que o cheiro de livro é algo tão marcante que tentaram copiar e transformá-lo em perfume. E é justamente essa paixão pelo cheiro do livro que originou a edição limitada Paper Passion: Perfume for Booklovers . O aroma foi criado pelo especialista em perfumes Geza Schoen após Karl Lagerfeld alertar e ressaltar sobre importância do cheiro das páginas dos livros para o editor-chefe da Steidl, Gerhard Steidl, que criou esse projeto único – o perfume com cheiro de livro!

Paper Passion

Paper Passion

O cheiro do livro é algo tão associado com o ato da leitura que uma empresa americana desenvolveu um spray, denominado Smell of Books, para ser utilizando junto com os ebooks, ou seja, enquanto você lê o seu livro digital no seu dispositivo preferido, você pode borrifar este spray e tentar simular para o seu olfato a experiência de ler um livro de verdade (apenas mais um fato curioso que mostra que as pessoas tentam revolucionar o livro e a leitura, e no limite, apenas acabam tentando reinventar a roda sem sucesso)

Para finalizar um excelente vídeo sobre o assunto.

Por: Ivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s