Codex Seraphinianus

Continuando a série de posts sobre livros diferentes e fora do comum, o livro da vez é Codex Seraphinianus escrito e ilustrado pelo italiano Luigi Serafini entre 1976 e 1978.

Codex Seraphinianus de Luigi Serafini

Codex Seraphinianus de Luigi Serafini

Antes de tentar falar sobre o livro vou contar a história de como eu cheguei até ele. Entre 1983 e 1989 a Freebook ficava na Rua Augusta por volta do número 400, muitas vezes os meus pais tinham que me levar junto para o trabalho e eu ficava perambulando pela loja, folheava os livros, deslizava de cadeira pelos corredores, enfim, procurava alguma coisa para fazer e passar o tempo.

Um certo dia, eu devia ter uns cinco anos, eu notei um pôster grande na parede com uma ilustração que me marcou para sempre, era um desenho de um homem e uma mulher deitados na cama que se  transformavam num crocodilo.

Reprodução do livro

Reprodução do livro

Os anos passaram, o pôster sumiu, mas a lembrança da imagem nunca deixou a minha memória, era uma recordação do tempo que passou, da época que eu, criança, brincava na Freebook da Augusta. Até que um belo dia, completamente aleatoriamente, eu me deparo com a mesma imagem na internet… não tive escolha a não ser pesquisar e descobrir o que era isso e foi assim que eu cheguei ao Codex Seraphinianus, mas o que é isso?

Pode-se dizer que o Codex é uma enciclopédia visual de um mundo desconhecido escrito em sua própria língua, utilizando um alfabeto indecifrável. Ele é divido em 11 capítulos e separado em dois volumes. A primeira seção descreve o mundo natural, flora, fauna e física, o segundo é sobre os aspectos da “vida humana”, história, arquitetura , etc…

Codex_05

O pôster fazia parte do material de divulgação da primeira edição do Codex de 1983 publicado pela editora italiana Franco Maria Ricci. Esta edição foi impressa num papel de alta qualidade, as cores das ilustrações são mais vivas dos que nas outras edições, atualmente o Codex está esgotado, porém está previsto uma nova edição a ser publicada em 29/10/2013 pela Rizolli, caso alguém tenha interesse em conhecer este trabalho incrível já envie um email para reservamos uma cópia. O livro será publicado numa edição de luxo e numa edição padrão. 

Atualização: A nova edição já está disponível!

codex_03 codex04

Para mim grade parte do motivo deste livro ser tão interessante e legal é o ar de mistério sobre ele, ser escrito em uma língua própria, desenhos surrealistas mostrando um novo mundo. Quase como um descobrimento, você precisa ir atrás, buscar, porque esse livro não vai estar na prateleira de lançamentos da sua livraria preferida, ele é um tesouro escondido que precisa ser descoberto.

A minha intenção era somente atiçar o interesse por esta obra, caso alguém queira descobrir mais, recomendo esses dois links abaixo:

http://faculty.msvu.ca/pschwenger/codex.htm
http://www.believermag.com/issues/200705/?read=article_taylor

Por: Ivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s