O Menor Livro do Mundo

Os livros existem em diversas formas, formatos e com os mais variados temas e assuntos, como o universo do livro é enorme resolvi fazer alguns posts sobre livros fora do comum, livros que chamam a atenção pelo seu formato, pelo seu conteúdo, ou qualquer outra coisa que o torne um livro interessante, até mesmo um livro bizarro.

O menor livro impresso

O menor livro impresso do mundo ao lado de uma agulha

Começamos com o menor livro do mundo! Apenas alguns meses atrás a editora japonesa Toppan Printing anunciou a publicação de um livro de apenas 0,75 mm. O livro Shiki no Kusabana (Flores das Quatro Estações) possui 22 páginas traz ilustração da flora do Japão e os nomes de cada espécies . Só é possível ler o livro utilizando uma lente de aumento (comercializada junto com o livro). As letras possuem apenas 0,01 mm de largura.
A editora informou que iria contatar o Guiness World Records para receber o título oficial de menor livro do mundo. Atualmente o recorde é do livro Chameleon criado por Anatoliy Konenko, um artesão siberiano, em 1996 medindo 0,9 mm e com 30 páginas.

Há ainda outro recorde oficializado pelo Guiness World Records, a menor reprodução de um livro impresso. Este vai para o livro canadense Teeny Ted from Turnip Town do autor Malcom Douglas Chaplin. O livro foi produzido utilizando um feixe de íon na Simon Fraises University medindo 0,07 mm X 0,01mm. Só é possível lê-lo utilizando um microscópio eletrônico.

Reprodução do livro Teeny Ted from Turnip Town por um microscópio eletrônico

Reprodução do livro Teeny Ted from Turnip Town por um microscópio eletrônico

Por: Ivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s