Lançamento do livro e da exposição – WORK: Klaus Mitteldorf – Photographs 1983-2013

Klaus Mitteldorf é um dos fotografos mais premeados do Brasil, nascido em São Paulo é arquiteto de formação, mas foi na fotografia que encontrou a forma de mostrar sua arte.  Aos 12 anos, já fazia fotos e documentos de surf entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas foi nos anos 80 que entrou  para o circuito dos fotografos na moda, cinema e publicidade. “A fotografia me ajudou a enxergar muito mais do que eu sabia que poderia enxergar. A imagem amplia horizontes e ajuda a ver aquilo que você não acredita ser capaz de ver. Faz você acreditar naquilo que você está vendo. É na fotografia que eu me refugio sempre que tenho alguma dúvida”, diz o artista.

O Museu de Arte Brasileira da FAAP, MAB traz a exposição de caráter retrospectivo dos últimos 35 anos do fotografo. O crítico de fotografia e curador da exposição, professor Rubens Fernandes Jr, diz que a exposição consegue sintetizar, sem hierarquias, a intensa e visceral atividade do artista no exercício da criação. “Ver esse potente conjunto de imagens é perceber com clareza os fios invisíveis que tecem a trama de um dos trabalhos mais instigantes de nossa fotografia”, explica o especialista, que é diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP.

Com entrada gratuita, a exposição ‘WORK: Klaus Mitteldorf – Photographs 1983-2013’ trará momentos que revelam a paixão do fotógrafo pelas cores, seu apuro técnico e estético, além da busca pela liberdade e a auto-permissão em experimentar e expressar emoções e sentimento pessoais. Será possível ainda visualizar em suas obras a aplicação do surrealismo na realidade, o poder de direção sobre os modelos humanos e da natureza, a presença marcante da água, além de características que tornam seu trabalho único.

Cerca de 350 imagens produzidas pelo fotógrafo brasileiro Klaus Mitteldorf poderão ser apreciadas no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) a partir do dia 15 de setembro. A mostra apresentará a trajetória dos 30 anos de carreira do fotógrafo e suas inúmeras realizações nas artes visuais, tanto no Brasil quanto no exterior. Pela primeira vez, será possível confrontar ensaios realizados em diferentes períodos, o que permitirá aos visitantes uma visão completa de sua obra.

Para acompanhar a exposição terá o livro do Fotografo, editado pela editora Italiana Damiani com distribuição no Brasil pela Freebook. Veja o livro aqui.

Serviço:

Exposição ‘WORK: Klaus Mitteldorf – Photographs 1983-2013’

Período de visitação: de 15/09 a 20/10

Horário: De terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00

Aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00

(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)

Local: MAB-FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações: (11) 3662-7198

Visitas Educativas: (11) 3662-7200

Klaus Mitteldorf

Capa do Livro

Klaus Mitteldorf

Retrospectiva 1983 – 2013

Klaus Mitteldorf

Interview / Caribean / 1987
Die Neue Sammlung
Museum Für Angewandte Kunst, München

Norami – 1983 a 1997

Norami é o título do primeiro livro de Klaus, lançado em 1989. A palavra Norami é originária da língua Yanomami e significa “o espírito que existe em todos os seres animados e inanimados”, interpretada pelo fotógrafo como a sombra, a figura no espelho, ou como um retrato.

Naquele momento, Klaus pesquisou sobre a cosmologia deste povo indígena, que serviu de referência e fonte de inspiração para a realização do ensaio fotográfico.

Klaus Mitteldorf

Plastic Tulips and Roses / São Paulo / 1992
MASP – Museu de Arte de São Paulo / Coleção Pirelli

Flowers in Water – 1990 a 2002

Representa uma fase de pura fantasia, fotografias de flores de plastic em

piscinas de fundos coloridos

Klaus Mitteldorf

Big Blue / Sur Catalog Brasil / Caraguatatuba / 2010

Almaquatica – 1999 a 2013

Trabalho publicado no livro homônimo lançado em 2005, feito em parceria com o designer americano David Carson e o jornalista paulistano Sidney Tenucci. Uma mostra da fotografia do mundo encantado das águas, explorado em muitos de seus ensaios autorais e de moda. Para conseguir estas imagens Klaus fez inúmeras pesquisas e experiências com os mais diversos processos fotográficos em várias piscinas e mares.

Klaus Mitteldorf

Liz/ Almap BBDO Brasil / São Paulo/ 2001

Por: Maíra Fonte: presse realease -FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s