O Real Custo da Compra no Exterior

Uma situação muito comum hoje em dia é quando um cliente afirma que o preço do livro está muito caro, que ele viu na Amazon por muito menos… Por isso queria comentar alguns detalhes que as pessoas se esquecem na hora de calcular o preço do produto importando.

É impossível negar que com o avanço da tecnologia comprar um produto fora do Brasil é muito simples, basta um computador (ou smartphone e tablets), acesso a internet e um cartão de crédito internacional para que a pessoa tenha acesso as lojas do mundo inteiro. Agora vamos aos fatos:

Primeiro, quando uma pessoa entra em algum site e visualiza o preço em moeda estrangeira o que ela faz? Multiplica o valor do produto pela cotação da moeda, provavelmente busca por um conversor de moedas online e quando olha o resultado pensa “que absurdo, no Brasil eu pagaria muito mais”. Aqui já ocorre o primeiro erro. Cotações online e conversores de moeda utilizam-se da cotação oficial do câmbio, ou seja, se você estiver operando no mercado financeiro e for comprar ou vender moeda estrangeira seria este o valor que você pagaria, porém neste caso a pessoa irá pagar a cotação do câmbio do cartão de crédito que é sempre maior que a cotação real da moeda.

Segundo, as pessoas nunca calculam os impostos. Desde 06/03/2012 os gastos no cartão de crédito realizados no exterior são taxados com a alíquota de 6,38% para o IOF (Impostos Sobre Operações Financeiras). Além disso há o II (Imposto de Importação), IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado) e o ICMS (Impostos Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). De acordo com o Artigo 150 da Constituição Federal os livros são isentos de II, IPI e ICMS, porém no caso de outra mercadoria o consumidor irá pagar 60% sobre o valor convertido do produto mais frete.

Terceiro, frete, devoluções, danos, trocas e perdas. O último ponto é uma questão que muitas vezes passa batida. Ao ver o preço do produto num site internacional as pessoas não consideram o valor do frete e já acham que é muito mais barato que comprar localmente, livros são objetos pesados, logo os fretes são altos. Sem contar que ao comprar num site internacional provavelmente o consumidor não terá garantia de recepção, a caixa pode chegar amassado, o livro estrago e o site que vendeu não terá nenhum responsabilidade pois é uma entrega internacional e ele só se responsabiliza por entregas nacionais.

Por isso é sempre importante avaliar corretamente e considerar todos os fatos para tomar uma decisão de compra.

Por: Ivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s