Papel

No recente debate entre real e virtual o papel está sempre em destaque. Alguns querem afirmar que o papel irá acabar, que não existe espaço para ele no mundo digital. Mas muitos não pensam assim. Para aqueles que são apaixonados por livros, que relacionam os sentidos de olfato e tato ao prazer de manusear um livro, de tocar o papel, sabem que o papel continuará imortal.

O papel (como papiro) surgiu no Egito há mais de 5.000 anos. Depois por volta do ano de 105 na China começaram a produzir o papel a partir de fibras vegetais e em 1844 Friedrich Gottlob Keller criou uma máquina que produzia o papel a partir da madeira em polpa, possibilitando a produção do papel em larga escala e a partir de uma fonte renovável de matéria prima. Hoje o papel consistem em 99% de água e o resto é madeira em polpa, cálcio e tinta.

Etapas do processo de produção do papel na China

Etapas do processo de produção do papel na China

Agora que já falei um pouco sobre a história do papel fica fácil entender porque ele é importante até hoje. Um invento que existe há mais de 5.000 e continuamente registrou os pensamentos e conhecimento da humanidade tem muito o que contar e temos muito o que aprender com ele. Por isso a importância do debate sobre a relação entre o papel e o virtual e sua importância no futuro. Para desenvolver esta discussão a produtora de papel Arctic Paper S.A . patrocina três bolsas (julho, agosto e setembro de 2013) para artistas debaterem e criarem trabalhos sobre a tensão entre Analógico X Digital e encontrar qual é o lugar do papel na era digital.

Para os amantes do papel a Arctic Paper desenvolveu o Munken Works distribuído pela editora Steidl. Mas o que é Munken Works? Um presente sofisticado? Um sketchpad? Um elemento de design? Ou uma fonte de inspiração para novas ideias? Ele é tudo isso e mais, ele é a prova de que o papel está vivo e continuará assim.

Munken Works

Munken Works

Abaixo a carta escrita pelo editor da Steidl, Gerhard Steidl e Wolfgang Lübbert da Arctic Paper, em defesa do papel.

Papel

Munken Works from MUNKEN WORKS on Vimeo.

Por: Ivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s