Review do livro: The Art of Brave por Alexandre Augusto (diretor de animação)

Valente

Para nós, fãs de animação e profissionais da área, aguardar um novo filme da Pixar ou Dreamworks significa também aguardar, ansiosamente, por mais um livro sobre a produção do filme.

Este novo da Pixar, ” The Art of Brave” segue a mesma linha dos anteriores.
Desta vez a introdução foi feita por John Lasseter, o  maior nome da Pixar e de toda a indústria de animação americana nos dias de hoje.
O livro apresenta muito material de produção como estudos de cenários, ambientação e cores, esculturas dos personagens. Mas como em toda a grande maioria destes livros, para mim a melhor e mais empolgante parte se refere a criação visual dos personagens, ou “character design” como chamamos em nossa área. Para todas as produções de animação, em todos os estúdios, uma equipe é formada para cuidar dos personagens e normalmente um ou dois profissionais direcionam o estilo.
Em “Bolt” foi Joe Moshier, “Madacascar 2 e 3” foi o sensacional Graig Kellman, em “Open Season” foi Carter Goodrich, em “Up” Daniel López Munoz foi o responsável, em “Kung Fu Panda 1 e 2” e em “Como Treinar o seu Dragão” foi Nicolas Marlet(o melhor desenhista atuando na indústria de animação hoje).
Bem, em “Brave” o processo foi o mesmo. Matt Nolte e o excelente Tony Fucile guiaram o character design, e fizeram um trabalho simplesmente lindo, charmoso. O livro mostra muitos destes belos desenhos, especialmente da princesa Merida. E alguns estudos de personagens, como algumas pessoas do vilarejo, foram feitos por Mike Mignola, desenhista criador do Hellboy.
Normalmente os livros da Dreamworks e da Sony Animation são muito melhores em relação a quantidade destes desenhos de personagens apresentados.

Mas este “Brave” da Pixar tem uma quantia mais generosa destes desenhos, como no livro do Montros S.A., para mim o melhor livro da Pixar.
E ainda nos apresenta muitos story-boards, todos excelentes.
Um livro muito bom, e eu recomendo a todos os fãs de animação.

Por: Alexandre Augusto – Diretor de animação
alexandreaugusto-sketchbook.blogspot.com.br

MeridaMerida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s