O Livro mais Bonito do Mundo (e o mais caro também)

Michelangelo: La Dotta Mano da editora italiana FMR é considerado o livro mais bonito do mundo, ok, beleza é um atributo relativo, mas que ele é o livro contemporâneo mais caro do mundo não tem como negar, afinal de contas ele custa 100.000 euros.

O livro vem protegido por uma capa de metal, produzido em edição limitada de 99 unidades, pesa 24 quilos com 264 páginas de papel elaborado com puro algodão, fibra por fibra à mão, não contém ácidos nem derivados de clorina, que causam a deterioração do material com o tempo. O veludo de seda que cobre a capa é confeccionado em teares antigos, que produzem somente oito centímetros de tecido por dia.

Os livros têm garantia de 500 anos. E isso não é brincadeira. “A composição do papel e dos demais materiais foi pensada pelos artesãos para perdurar. É algo seríssimo”, diz Marilena Ferrari. Ela fundou, em 1992, a ART´E, uma editora especializada em livros de arte, que comprou, em 2003, a lendária editora FMR, iniciais de Franco Maria Ricci, criada nos anos 60.

A capa do livro contém uma réplica em mármore da escultura Madonna della Scala (1491/1492), uma das primeiras obras de Michelangelo. A reprodução da escultura utilizou o mármore do tipo carrara proveniente da mesma pedreira, Il Polvaccio, onde Michelangelo costumava adquirir o material para suas obras. O mármore da capa possui três centímetros de espessura.

Uma marca d´água, feita com uma técnica usada no século XIV, reproduz a assinatura de Michelangelo em cada página do livro que relata sua vida e obra. O texto foi escrito por Giorgio Vasari, arquiteto e pintor italiano, que viveu no século XVI e considerado por especialistas o melhor biógrafo de artistas conterrâneos. Até mesmo as dimensões da obra, de 42 por 68 cm, aplicam a chamada seqüência Fibonacci – relação numérica que permite chegar a um “número de ouro”, utilizado há séculos na arquitetura, escultura e pintura para simbolizar a harmonia.

O livro foi lançado em comemoração dos 500 anos do início dos afrescos do artista na Capela Sistina, reúne 45 gravuras de desenhos e documentos do artista italiano. Além dos 33 exemplares já vendidos a pessoas físicas, outros 33 serão destinados a museus internacionais, como o do Prado, em Madri, que já recebeu a obra. Mais um lote de 33 deverá ser produzido no médio prazo com uma capa diferente (reprodução de outra escultura do artista). Agora se você ficou interessado, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em trazer uma unidade desta obra de arte para o Brasil.

Abaixo a capa em detalhe e uma reprodução da obra original.

Madonna della Scala - Capa

Madonna della Scala - Obra

Por: Ivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s