A feira do livro: a importância do encontro cara-a-cara

A indústria de livros é feito por etapas: o autor cria um livro, os agentes levam até a editora que publica o livro, a gráfica imprime, as transportados entregam nas distribuidoras que vendem aos varejistas e por fim o livreiro indica o livro ao leitor. É um trabalho muito independente e isolado em cada fase de “produção” do produto livro. E é exatamente na feira do livro, que este mundo se torna comum a todos. É o ponto de encontro de autores, agentes, editores, distribuidores, transportadoras, varejistas, livreiros e leitores.

São nesses encontros que está a mais valiosa experiência de aprender o que está acontecendo e o que vai acontecer no setor, é uma troca de informação constante sobre o que vendeu ou não, o que será novidade na próxima estação ver e tatear novos formatos de impressão de uma obra, conhecer autores e editores, encontrar colegas e até mesmo saber o que está acontecendo com a concorrência.

A feira do livro pode ser apenas para o comércio (trade fair) ou aberta ao público (public fair), ou os dois, reservando-se alguns dias da feira apenas para o comércio e outros dias para o público. Eu particularmente prefiro trade fairs é mais prático de se locomover entre uma reunião e outra.

Vou citar algumas das feiras que considero as mais importantes no mundo.

– Feiras Visitadas por nós todos os anos:

Frankfurt Book Fair

Frankfurt Book Fair

É a gigante confraternização anual mais conhecida do setor, traz editores do mundo todo para fazer negócios juntos, este é o contato mais importante para o resto do ano. É a feira de negócios mais longa, são cinco dias, três dedicados ao comércio e dois aberto ao público.

London Book Fair Link

London Book Fair Link

É o lançamento oficial da “coleção” Primavera para venda de é a medida ideal de distancia entre Frankfurt Book Fair. Tem em peso muitas editoras inglesas e é bem popular com editores europeus. Está se tornando uma peça importante para a venda de diretos de publicação. São três dias dedicados ao comércio.

Book Expo America (BEA)

Book Expo America (BEA)

É inicialmente uma feira de negócios para os editores americanos mostrarem aos livreiros sua lista para o inverno. Nos últimos anos tem sido em Nova York, deixando para trás a tradição de mudar de cidade a cada nova edição. Três dias dedicados aos livreiros americanos.

– Outras feiras de destaque:

Salon du Livre Meados de Março

Bastante popular, a feira francesa de livro é um elegante ponto de encontro de negócios e para o público em geral, acontece vários eventos durante a feira. São quatro dias aberto ao público e para negócios.


Bologna Children’s Book Fair – Meados de março

A feira internacional considerada a mais “top” para publicações infantis, editoras do mundo todo participam. Tem fama de ser a melhor feira de todas para se “trabalhar”. A agradável localização na cidade de Bologna,e a ótima comida criam uma atmosfera relaxante junto aos livros infantis. São quatro dias dedicados aos negócios.


Beijing International Book Fair – Final de agosto

Considerada por alguns como uma feira exótica, sua importância internacional vem crescendo a cada ano para os interessados na “introdução de excelentes livros de todo o mundo para a China e levando livros chineses para o mundo”. Quatro dias para


Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Meados de agosto

É o grande evento do mercado editoral no Brasil, é considerado o terceiro maior evento do setor com o foco no leitor. As editoras  e algumas livrarias mostram, diretamente ao consumidor final, seus lançamentos e até fazem vendas diretas. Na sua última edição deu inicio a um dia dedicado a visitação de profissionais. A organização agora é feita pela mesma empresa da London Book Fair e BEA (Book Expo America),  Reed Exhibitions. Evento público, bi-anual duração de dez dias.

Por: Maíra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s